A lei nº 11.107, de 6 de abril de 2005, regulamentou e embasou juridicamente a formação de consórcios intermunicipais, que têm por finalidade a promoção do desenvolvimento dos associados, com vistas à gestão conjunta de ações majoritariamente voltadas à infraestrutura, saneamento e saúde pública.
Visando à excelência na gestão de recursos, catorze municípios resolveram formar o CONISUL (Consórcio Intermunicipal para o desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul), que é um consórcio intermunicipal formado pelos seguintes municípios sul-mato-grossenses: Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.
O CONISUL tem em sua pauta para este ano projetos arrojados e inovadores, tais como análise de produtos agropecuários, em consonância com as exigentes regras fitossanitárias nacionais e internacionais. Outro projeto de destaque é a gestão ambiental voltada à conscientização dos munícipes integrantes do consórcio, por meio de oficinas de treinamento, bem como a realização de estudos de conservação ambiental da bacia do rio Iguatemi.